O PAC, EM MINAS, SIGNIFICA PLANO DE ACELERAÇÃO DO CAOS

Lamentável a decisão do Governo Federal de não incluir Minas Gerais no plano de expansão das ferrovias nacionais. Nos próximos 10 anos, nenhum recurso será destinado a ampliação da extensão de 28 mil quilometros que poderia chegar aos 40 mil. Com isso, nossos trilhos continuam limitados a produzir riqueza e, nosso Estado limitado a crescer. Soma-se a isso, uma tendência de investimentos que se direcionam apenas para o transporte de carga e, mais ainda para o transporte de minério de ferro e nada mais. As outras mercadorias devem seguir o curso de transporte por rodovias.
Nossas estradas continuarão a sofrer o desgaste e a intensidade de tráfego, sem manutenção suficiente e, vitimando pessoas por ocasião desse volume intenso de caminhões e de outros veículos. Ainda predomina, com muito poderio econômico e político, a idéia de que transportar carga ou pessoas deve se dar apenas pelas rodovias, estradas, avenidas e ruas e, com a matriz energética do petróleo como modelo de combustível. Um modelo inteligente, economico e corretamente ecológico não faz parte das prioridades governamentais, por imposições do modelo econômico mundial. O Brasil tem tudo para se destacar como país moderno perante o resto do mundo, mas não tem a coragem de renunciar aos ditames das imposições econômicas e, obedece passivamente aos interesses maiores, em detrimento de uma proposta revolucionária que poderia alçá-lo a um lugar privilegiado no mundo atual.
Nossas cargas continuarão a ser transportadas pelas vias rodoviárias, nosso transporte de massa continuará a ser realizado somente pelos ônibus, enquanto nossas inúmeras possibilidades ferroviárias continuarão a servir apenas ao poderio econômico internacional. Minas Gerais das Marias Fumaças,dos bondes e dos trens é somente uma nostálgica lembrança, perdida em nossa história.

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