VELOZES E FURIOSOS, TRANSITO URBANO CADA VEZ MAIS VIOLENTO E PERIGOSO III

Quantas vezes você atravessa ruas em sua cidade todo dia? 
Essa pergunta parece fácil de responder, porém tem um propósito de provocar  uma reflexão.
Temos no Brasil uma estatística que aponta que de 2000 a  2010, mais de 107.000 pedestres morreram atropelados nas cidades brasileiras. Atenção, 107.000 pessoas MORRERAM atropeladas na última década no Brasil. Acompanhando essa somatória trágica, as estatísticas acrescentam que o veículo motocicleta foi o maior causador de atropelamentos nesta década. As internações hospitalares dos acidentados no trânsito por atropelamento superaram os números de 40.000, o que representou em termos financeiros, R$231.000.000,00 para os custos do SUS e uma ocupação acima de 60% dos seus leitos. As causas e consequências andam sorrateiramente de mãos dadas e a compreensão desse quadro persistente de mortalidade tem respostas diversas. 
Atribuir ao pedestre toda a culpabilidade pelo acidente parece ser exagero. Dividi-la com o motorista pode ser razoável, mas nunca se poderá descartar outros elementos que conjuntamente se somaram para a ocorrência. Essa inclusão dos elementos agregados entretanto, quase sempre são desconsiderados, isentando assim os aspectos da engenharia de trânsito que também poderão ser determinantes para que o acidente ocorra. O tempo de abertura dos semáforos é um aspecto que vem sendo revisto em muitas cidades brasileiras. O desenho dos passeios, assim como as barreiras físicas nas esquinas, as passarelas e as condições de visibilidade muitas vezes não atendem ao fluxo de veículos e dos transeuntes. O ritmo das cidades impõe uma mudança radical nas relações do trânsito atual e todos os elementos que nela estão inseridos devem ser cuidadosamente relevados na busca das transformações que eliminem ao máximo as tragédias que colecionamos todos os dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ CARNEIRO, MÁRTIR DÍGNO DE HONRARIAS

NEUROSE DE TRÂNSITO

SIMULADOR DE DIREÇÃO II - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SIMULADOR DE DIREÇÃO III - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014: *CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇÃO E PRIORIDADE AO PEDESTRE IV