BRT "JUNTA OSSO"

Ouvi de uma pessoa humilde, passageira nas linhas de ônibus da cidade de Belo Horizonte, sofredora silenciosa das mazelas humanas causadas pelas inconsequentes medidas dos homens públicos (entenda-se todos que cuidam dos interesses sociais), calejada pelas políticas de mobilidade, que costumo denominar de MORTALIDADE URBANA, uma frase dita de maneira intrépida, lúcida, proferida com a convicção de quem pode assim dizer a respeito da qualidade do transporte de passageiros:
-"O BRT está virando um junta osso!"
Essa frase soou em meus ouvidos como o impacto de um choque de realidades cruéis. De um lado, toda uma máquina propagandista a serviço do engôdo, da mensagem ilusória, enganosa, planejada para alterar a consciência coletiva e controlar a opinião pública, manipular as pessoas e fazê-las submissas. 
De outro lado, a capacidade de uma pessoa simples, semianalfabeta , acostumada a entender as dificuldades da vida a partir do próprio sofrimento pessoal , de traduzir e entender as realidades nuas como elas verdadeiramente são.
Na convicção de suas palavras, essa senhora simples, de aparência muito mais velha do que reunia em seus anos vividos, mas de uma gigantesca  capacidade de avaliação e compreensão à frente de seu tempo, derramou a quem quisesse colher, uma aula de sabedoria.
A linguagem dos singelos não requer compêndios de palavras, não reivindica microfones para ecoar no tempo, não delimita o papel para registrar. A linguagem dos singelos é tênue, especial, mágica, aparentemente frágil, mas poderosa em sua significância, eterna.
Pensei em traduzir aqui no texto, o que ela estava dizendo com a sua frase, mas resolvi não limitar a extensão da compreensão que ela insere.
Melhor que cada leitor faça suas interpretações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ CARNEIRO, MÁRTIR DÍGNO DE HONRARIAS

NEUROSE DE TRÂNSITO

SIMULADOR DE DIREÇÃO II - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SIMULADOR DE DIREÇÃO III - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014: *CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇÃO E PRIORIDADE AO PEDESTRE IV