MODELO BRT DE TRANSPORTE PÚBLICO EM BH I



Aconteceu hoje, dia 02 de setembro, próximo ao horário de 7h30minutos,  um acidente envolvendo o coletivo MOVE (BRT com mais de 18 metros de comprimento e capacidade de transporte de até 180
passsageiros). O acidente ocorreu na Avenida Alfredo Balena, entre o Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da UFMG. Passava pelo local e fiz esses registros fotográficos. Desde a sua inauguração, há poucos meses, já ocorreram eventos de colisão em vários pontos da cidade, envolvendo esse tipo de coletivo, incluindo vitima fatal. Esse de hoje causou o maior dano material, foram 14 veículos danificados, postes e árvores e o maior dano com vítimas, mais de 15 feridos.
Trago essa ocorrência para discutir aqui o que a empresa de gerenciamento de trânsito está fazendo em nossa cidade. O local do acidente reúne 3 situações de fluxo de veículos totalmente inadequadas. Num mesmo lugar, existem um ponto de táxi, uma entrada para estacionamento com semáforo e um ponto de ônibus. Imaginem isso durante todo um dia, quando centenas de milhares de pessoas circulam por ali (a maioria em busca de atendimento médico por ser área hospitalar e especialmente idosos e crianças) e nesse ponto convergem interesses diversos, em constante disputa e conflito. Mais do que isso, a empresa de gerenciamento de trânsito e transporte entendeu que depois de estreitar ruas, alargar passeios, inaugurar ciclovias, colocar estacionamentos para bicicletas e não dar NENHUMA solução para o tráfego de motociclistas (que mais se acidentam nas ocorrências diárias do trânsito na capital) deveria incluir também um veículo de tamanho porte para circular sem segurança pelas nossas ruas e avenidas. Tenho presenciado manobras desses veículos em alta velocidade, conversões com alto grau de risco nas esquinas e uma exposição dos pedestres nas ilhas de travessias que foram criadas, tornando-os indefesos a qualquer iminência de acidente. Esse "projeto de inclusão guela abaixo" das modificações de circulação de veículos e pedestres em nossa cidade, Belo Horizonte, realizado de maneira impositiva e inconsequente está colocando em risco constante toda a comunidade do trânsito. Quero manifestar minha indignação com o que está sendo feito na capital. Continuo no próximo Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ CARNEIRO, MÁRTIR DÍGNO DE HONRARIAS

NEUROSE DE TRÂNSITO

SIMULADOR DE DIREÇÃO II - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SIMULADOR DE DIREÇÃO III - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014: *CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇÃO E PRIORIDADE AO PEDESTRE IV