MODELO BRT DE TRANSPORTE PÚBLICO EM BH II

Retomando o "projeto guela abaixo" de trânsito e transporte urbano em Belo Horizonte, que a empresa gerenciadora impositivamente instalou na cidade, quero trazer algumas observações a respeito do MOVE BRT que está circulando em nossas ruas e avenidas. Tenho observado diversas vezes, e vou fotografar e postar no blog para atestar meu depoimento, motoristas desse ônibus falando ao celular com o veículo em movimento. Imaginem vocês o que representa um indivíduo motorista, dirigindo um veículo de mais de 18 metros de comprimento, transportando mais de 100 passageiros nas ruas estreitas, cheias de mudanças de direção, faixa azul,  ilhas para pedestres, com circulação de motocicletas sem nenhuma prioridade e com a inclusão de bicicletas por todos os lados. O uso do aparelho celular tornou-se um hábito incorporado negativamente pelos motoristas em geral. Já disse isso em 10 blogs que estão postados aqui e que dediquei especialmente para falar de celular e direção e, constatar isso também nos motoristas do BRT é muito preocupante. Após o acidente de ontem, o motorista que conduzia o veículo declarou que estava passando mal há dias e que tomou uma medicação para o seu mal estar. Ora, temos aqui alguns elementos de negligência e irresponsabilidade que podemos atribuir a ele e à empresa em que ele trabalha. Se o mesmo estava passando mal há dias e não relatou isso à empresa, cabe ao mesmo toda a consequência de seus atos. Se ele estava passando mal há dias, relatou à empresa em que trabalha e mesmo assim a empresa o manteve trabalhando, cabe a ambos toda a consequência dos atos cometidos. Não é porque ele passou mal ao volante que a culpa será atribuída ao acaso. Aliás, temos presenciado esse tipo de declaração por parte de motoristas de veículos pesados que, após um acidente declaram que passaram mal, como se isso os isentasse de alguma responsabilidade. É preciso apurar esse depoimento e esclarecer os fatos, afinal, quem indenizará os veículos envolvidos nas colisões? E as pessoas feridas no acidente, depois do "band aid" o que será feito?  Que belo plano de mobilidade héim empresa de gerenciamento de trânsito e transporte de BH!? Continuo no próximo blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ CARNEIRO, MÁRTIR DÍGNO DE HONRARIAS

NEUROSE DE TRÂNSITO

SIMULADOR DE DIREÇÃO II - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SIMULADOR DE DIREÇÃO III - VAMOS APRENDER A DIRIGIR OU BRINCAR NO VIDEOGAME?

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014: *CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇÃO E PRIORIDADE AO PEDESTRE IV